DOMÓTICA
 
 
Registe-se e Ganhe!
Ofertas exclusivas e conselhos úteis na nossa newsletter mensal.
Registo | Actualização
 
> Domótica

A Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais

A Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando a domótica surgiu (com os primeiros edifícios, nos anos 80) pretendia-se controlar a iluminação, climatização, a segurança e a interligação entre os 3 elementos.

Nos nossos dias, a ideia base é a mesma, a diferença é o contexto para o qual o sistema está pensado: já não um contexto militar ou industrial, mas doméstico. Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, mas pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a domótica promete vir a ter muitos adeptos.

Desta forma permite o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente são feitos controles de temperatura ambiente, iluminação e som, distinguindo dos controlos normais por ter uma central que comanda tudo, que às vezes é acoplada a um computador e/ou Internet.

O projeto de automação prevê todos os pontos de comunicação (Internet, telefone e TV), todos os pontos de áudio (som ambiente e home theater), todas as cargas que deverão ser controladas (luzes, cortinas, etc.), a posição de todos os quadros de controle, lógicos e de automação, a posição de todas as tomadas e da central de aspiração, entre muitos outros itens que são estabelecidos com base na pesquisa de interesses realizada com sua família antes da execução do projeto.

Aplicação da domótica

A Domótica utiliza vários elementos, e uma forma sistêmica. Vai aliar as vantagens dos meios eletrónicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de uma habitação. A Domótica vem tornar a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida! Vem permitir que as tarefas mais rotineiras e aborrecidas sejam executadas automaticamente. No manuseamento do sistema poderá fazê-lo de acordo com as suas próprias necessidades. Poderá optar por um manuseamento mais ou menos automático. Nos sistemas passivos o elemento reage só quando lhe é transmitida uma ordem, dada diretamente pelo utilizador (interruptor) ou por um comando (poderá ser uma ordem ou um conjunto de ordens - macros).

Nos sistemas mais avançados, com mais inteligência, não só interpreta parâmetros, como reage às circunstâncias (informação que é transmitida pelos sensores), por exemplo detetar que uma janela está aberta e avisa o utilizador, ou que a temperatura está a diminuir e ligar o aquecimento, identificar a velocidade do vento e assim enviar um comando para fechar as janelas.

O controlo remoto de casas de habitação deixa de ser uma utopia pois a universalização e novas tecnologias está tornando este tipo de automação mais acessível à comunidade. A Domótica permite o acesso às funções vitais da casa, da Internet, do seu "smartphone" e até mesmo do sistema de segurança eletrónica.

Automação

Programar tarefas diárias (individuais ou em complexos conjunto - macros) de uma forma automática: o que lhe permite reduzir o tempo gasto em rotinas e ... até permitindo acordar um pouco mais tarde!

Irrigação inteligente

Sistema de irrigação acionado de acordo com temporizadores que podem ser programados para regar as plantas duas vezes por dia, por exemplo, ou através de sensores de humidade instalados sob o solo que podem garantir que o solo estará sempre em um determinado nível de humidade e evitar que o sistema seja acionado se tiver chovido.

Iluminação

Utilizando os módulos e aparelhos apropriados permite-lhe gerir os gastos de eletricidade, através das funções de regulação de intensidade. Juntamente com sensores de movimento e de luz solar, as luzes de uma divisão que se encontre vazia já não ficam acesas, não precisa de se preocupar em encontrar o interruptor do quarto às escuras, e as luzes exteriores acendem automaticamente quando começa a escurecer. Para a sua casa ter uma aparência de estar habitada (quando não se encontra em casa), basta programar as luzes para acender a determinadas horas e em determinadas divisões. Poderá otimizar o consumo de energia tendo em conta a presença/ausência, hábitos e horários.

Controle de iluminação

Numa casa automatizada, pode-se pressionar um único botão e montar uma cena envolvendo diversas zonas (circuitos) de iluminação como, por exemplo, uma cena para o jantar, onde as luzes sobre a mesa estão acesas no máximo, as luzes na periferia da sala estão com apenas 10% de sua intensidade e as luzes que ressaltam quadros e esculturas estão a 80%. Outros sistemas e equipamentos podem ser acionados com as cenas de iluminação, tais como o som ambiente, a tela automática, o elevador do projetor, as cortinas, os toldos, etc.

Cinema em Casa

O controle dos sistemas de Cinema em Casa por domótica permitem facilitar a sua utilização. Com a crescente utilização dos Tablets pelos usuários é possível reunir todos os comandos do sistema de seu cinema e criar Macros para realizar as tarefas simples como preparar o ambiente para assistir o filme conforme o gosto do usuário. Nessa função Macro é possível definir o volume previamente, fechar as cortinas e ligar o ar condicionado na temperatura pré estabelecida. Sendo coordenado com o Controle de Iluminação, caso exista essa vertente instalada, o Cinema em Casa controlado por domótica permite ainda o ajuste automático para um cenário de iluminação adequado.

Som Ambiente

O som ambiente multizona pode ser controlado por domótica. Mediante a instalação de colunas em determinadas divisões ligadas a uma central de som, é possível cada utilizador escolher o que pretende ouvir na divisão em que está presente. Pode ainda partilhar a música do seu dispositivo portátil, como telemóvel ou leitor de MP3, para a rede doméstica.

Climatização

Programação de horários para activar/desactivar equipamentos de aquecimento, ventilação ou o ar condicionado, permitindo manter um nível de conforto (ou mesmo aumentando-o, por exemplo, quando liga o ar condicionado momentos antes de chegar a casa), poupando energia (funcionamento de acordo com os horários, presença e temperatura exterior) e não esquecendo a comodidade de poder efetuar uma chamada para casa para se certificar de que realmente desligou o aquecimento.

Segurança

A domótica pode actuar a diversos níveis de segurança. O sistema, auxiliado por sensores, permite-lhe detetar fugas de gás, inundações, incêndios em fase inicial, cortando imediatamente as entradas e avisando-o (e a profissionais de manutenção e bombeiros) do sucedido de forma a serem tomadas providências. A segurança ao nível de deteção de intrusos também é relevante e levada em consideração pelo sistema. Através de completos sistemas de segurança (mas de instalação simples) poderá saber quem se encontra nas imediações de sua casa ou escritório, poderá criar programas que desincentivem possíveis intrusos e mesmo quando estes últimos são mais persistentes e se verifica a intrusão, existem mecanismos que o alertam a si (e a outras pessoas, que achar conveniente) do que se está a passar na sua propriedade. Com apenas alguns elementos de áudio e vídeo poderá ter permanentemente os seus bens vigiados. Podendo aproveitar o mesmo sistema para tomar conta das crianças que brincam no quarto ou no jardim.

Monitoramento de imagens

Câmaras ligadas a alguma rede de comunicação (Internet, celular) permitem monitorar os ambientes da casa remotamente. Estando o sistema de monitoramento integrado ao sistema de alarme, as próprias câmaras podem funcionar como sensores de presença identificando qualquer situação de invasão, acionando o alarme e gravando as imagens.

Controle de acesso

Através de leitura de padrões biométricos (impressão digital, padrão retina, padrão de voz), é possível controlar o acesso às entradas da casa, além de "personalizar" o ambiente segundo um perfil cadastrado para o usuário.

Comunicação

Apoiando-se no avanço das novas tecnologias computacionais e de telecomunicações, a domótica vem oferecer ainda mais vantagens. Não só permite visualizar (em ouvir) a partir da Internet, diversos ângulos de sua casa, permitindo-lhe descontrair totalmente quando se encontra em férias, como permite comunicar com o sistema, desligando a TV que ficou acesa, baixar o estore quando o sol incidir ou acender as luzes exteriores quando se estiver a aproximar de casa. O sistema áudio e vídeo e os meios multimédia vão ao encontro de pessoas que necessitam de cuidados especiais, permitindo a sua vigilância, e estes por sua vez têm um meio à sua disposição para comunicar e interagir com o mundo exterior.


Permite o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente, são feitos controlos de temperatura ambiente, iluminação e som, distinguindo dos controlos normais por ter uma central que comanda tudo, que às vezes é acoplada a um computador e/ou internet.


ONLY - AUTOMAÇÃO

O sistema de automação ONLY permite-lhe integrar o comando de luzes, estores e som num mesmo painel, se assim o pretender.
Por exemplo, na suite principal pode definir um botão do comando da cabeceira para configurar a casa para a noite, desligando todas as luzes das zonas comuns e a música da cozinha e fechando os estores.


A configuração é feita de forma intuitiva e sem recurso a computadores. Basta selecionar com um palito a saída com a tecla de programação e carregar no botão pretendido.

A grande inovação do sistema de automação ONLY é que os seus comandos eletrónicos substituem os tradicionais interruptores, continuando a comutação elétrica a ser feita no mesmo local.
Por este motivo, é possível instalar automação numa casa existente, desde que se altere o enfiamento da casa para fazer chegar Fase, Neutro e Bus a todos os pontos de comando.
Em cada ponto de comando pode instalar-se painéis tácteis com 2, 4, 6 ou 9 teclas, proporcionando flexibilidade de controlo sem proliferar o número de comandos.
A configuração é feita de forma intuitiva e sem recurso a computadores. Basta selecionar com um palito a saída com a tecla de programação e carregar no botão pretendido. A associação está feita.
Desta forma simples é possível automatizar operações como desligar e fechar tudo ao sair de casa, desligar tudo ao ir dormir ou configurar a casa ao chegar à noite.

ONLY - SEGURANÇA

Inovação ONLY em sistemas de segurança:
O sistema de segurança ONLY permite-lhe desfrutar da sua casa, sabendo que está sempre protegida contra fugas de gás ou de água, fumo ou fogo e intrusão. Para além disso, tem o controlo dos sistemas principais através do telefone.


O sistema de segurança é autónomo e pode armar-se à noite e desarmar-se de manhã sem qualquer intervenção humana. Para além disso integra totalmente com o resto do sistema, permitindo a criação de cenários “sair de casa”, “chegar a casa” e “alarme”, simulação de gente em casa e controlo por telefone. Por exemplo, ao sair de casa basta premir um único botão do seu telecomando no porta-chaves: este dá ordem ao alarme de armar. Depois do tempo de saída é selecionado automaticamente o cenário “sair de casa” que configura a casa de acordo com o que definiu. Assim pode desligar todas as luzes e música, fechar todos os estores, ou então deixar aberto o estore da cozinha enquanto fecha os restantes, tudo feito de forma automática.
Mesmo sem estar em casa, e através de uma simples chamada telefónica, pode armar e desarmar o alarme, ligar/desligar água, gás, aquecimento, luzes, rega e abrir/fechar estores.

A instalação é semelhante aos sistemas convencionais com tubagem e cablagem próprias, podendo ser utilizadas unidades expansoras espalhadas pela casa para mais fácil instalação. O marcador telefónico para rede fixa pode também ser ligado a um simulador por GSM e pode estabelecer ligação tanto a centrais 24 horas como a telefones de voz.

ONLY - SOM

Inovação ONLY em sistema de som ambiente:
O sistema de som ambiente ONLY é um sistema de qualidade HiFi concebido para proporcionar som local e distribuído pela casa.


Cada unidade de som ambiente tem um sintonizador local de FM com RDS e entradas para o seu MP3, a sua televisão e para o som distribuído a partir da sala, permitindo o controlo de volume para duas zonas distintas. Tem ainda um relógio despertador incorporado.
Os amplificadores de potência instalam-se junto das colunas de forma a garantir a máxima qualidade de som.

ONLY - CLIMATIZAÇÃO

A climatização é a maior fonte de custo de energia numa casa. Por esse motivo, uma gestão inteligente da climatização pode ajudar a reduzir custos de forma significativa.
Os crono termóstatos ONLY permitem calendarizar a climatização de cada compartimento da casa para que esta esteja ligada somente quanto é necessário. Dois programas distintos, um para Inverno e outro para Verão, permitem definir a temperatura pretendida para 3 períodos de funcionamento por cada dia da semana.


A ONLY disponibiliza modelos que permitem o controlo de aquecimento por caldeira e radiadores, ventilo convectores, piso radiante a água e alguns aparelhos de ar condicionado.
Dependendo do tipo de sistema de climatização, o controlo pode ser feito em modo Ligar/Desligar ou de forma proporcional.
Alguns modelos permitem o controlo de 2 máquinas para o mesmo espaço, por exemplo piso radiante e ar condicionado.
A climatização pode ser ligada e desligada em grupo ou individualmente por telefone quando associada ao sistema de segurança ONLY ou por Internet quando associada ao sistema Living da EXVA.

DESENVOLVIMENTO AUTOMATOS

A domótica ou automação residencial é uma área com elevado potencial, quer a nível económico quer a nível de evolução tecnológica, contudo os preços elevados actualmente praticados dificultam a sua implantação no mercado, a SPH – Soluções Para Habitação, contraria esses preços com o desenvolvimento dos autómatos.


A criação de um sistema com hardware baseado em autómatos programáveis permite uma redução de custos e ainda o aumento da integração do sistema. Hardware deste tipo associado a uma aplicação permite a criação de sistemas altamente fiáveis e com interfaces gráficos amigáveis para o utilizador. Este projecto surge portanto num contexto de diminuição de custos, aumento de integração e robustez de um sistema de domótica, tendo em conta um interface utilizador-máquina simples e amigável.
Pretende-se assim o desenvolvimento de software para interface com um sistema de domótica baseado em autómatos programáveis.

A Sph – Soluções Para Habitação, instala e desenvolve autómatos para videovigilância, aquecimento, alarmes e iluminação.

 
Copyright © 2024 SPH . Todos os direitos reservados